quarta-feira, 16 de maio de 2012

TO BE, OR NOT TO BE....Ser ou não ser....


 
Questionamentos diários da vida , pela vida....escolhas...Ou,....Ou...

Passei 2 dias sem postar nenhum texto, nem o da segunda-feira, dia que eu mais gosto, nem ontem, uma terça chuvosa, que me rendeu uma máxima alegria...Sim, pois temos momentos de alegrias, que fazem nossa vida, por mais complexa que esteja, por mais triste que estejamos, por mais vazia, que esteja, a vida nos oferta surpresas...
fiz meu exame e deixei ele fechado por uns dias...ontem, fui ao médico entregá-los...
Que alegria.
Estou livre do peso da condenação... basta dietas com grão integral, isenta de gordura animal, como tenho feito, , vitaminas E e C e  os invasores(nódulos) irão diminuir...Isso é ALEGRIA....Saber que se está bem...
Interessante como há pouco tempo atrás eu não pensava assim...questionava tudo, a vida, as pessoas, jogava para o alto coisas, pessoas, situações que me faziam feliz  por nada, como diria uma sábia pessoa... impulsividade...
Pouco me amava, acreditava que a vida, esse DOM PRECIOSO,  não era nada, que não valia a pena viver...Foi um tempo cruel, cruel comigo, cruel com pessoas amadas, cruel com tudo e todos...
O que mudou? TUDO!!!!!  Tudo mudou e mudou para melhor, porque decidi me amar mais, amar a vida que é tão gratificante...

E daí veio a pior parte.. a dor das perdas...Perdi tudo...bens, amores, respeito das pessoas, pois gente impulsiva não merece respeito...Me sentia indigna..
Foi então que descobri que nas perdas também se ganha...GANHEI...dignidade, honra, amor à vida, e passei a desejar ser uma pessoa melhor, pois vivi o dilema.."Ser ou não Ser..."e percebi que fazemos nossas escolhas com a Liberdade que nos foi dada, mas muitas vezes(assim como eu fiz), escolhemos mal...
Gosto muito dos poemas de Cecília Meireles, principalmente os infantis, pois durante mais de uma década, lecionei para crianças, e um de meus preferidos era Ou isto ou aquilo...
Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
 
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
 
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
 
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

 
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
 
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
 
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
E é incrível, descobrir que vivemos esse dilema por toda vida..."É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!"
Mas hoje, eu sei bem o que quero...e sei também o que não quero fazer...Sei o valor de cada coisa, aprendi a viver com pouco, quase nunca saio desvairada comprando...pelo contrário...mas isso não é mesquinharia...amo coisas lindas, belas, amo sapatos, bolsas, mas aprendi nas minhas perdas, que tudo é efêmero...As únicas coisas permanentes são sentimentos, atitudes boas e paz...
Viver vale a pena sim, mesmo que tenhamos que fazer escolhas complexas ou viver momentos de espera, lutas, perdas...Viver é o conjunto do bom com o ruim, do bem com o mal, é a luta constante pela vivência e sobrevivência, ...É valorizar coisas que aos olhos de muitos, nada valem...
O que há de mais valoroso na vida? O AMOR...".Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim..."
ele simplesmente diz que o amor não há porquês, não há razões, regras a serem seguidas,basta que ele complete a pessoa que ama e que é amada
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor. 

Aqui o poeta compara o amor com a morte,pois o amor contribui para nosso crescimento ou para nossa poda. O amor possui caminhos difíceis e agrestes, mas nada nos dá mais força e nos tira a mesma se não o amor,pois ele nada mais quer que atinjamos toda a sua plenitude e isso implica sentir, viver,morrer e amar por amor.
Gostei muito da análise que li em um blog(
http://aclj-aclj.blogspot.com.br/2010/02/analise-da-poesiaas-sem-razoes-do-amor.html) dessa estrofe do meu poema favorito... As sem razões do amor...(Drummond)... 
E eu volto a repetir... eu te amo porque te amo...

Desejo do dia?????????? Sonhar...preciso sonhar...preciso voltar a acreditar nos meus sonhos...e ter sonhos lindos...beijos.. até a próxima.......

P.S.: Tem fotos retiradas da Internet, não sei colocar nome dos autores, mas se sintam à vontade para mencionarem vossas autorias...afinal, meu desejo NÃO É PLAGEAR e sim, que cada um tenha seus créditos...BEIJOS...

25 comentários:

  1. É vc é realmente uma cronista do amor. Vc faz do amor um jogo de palavras, um trocadilho de amor por coisa boa, vida com ramance, paz com lições, por ai vai esperando pelo que é de vir

    Muito bem, admdirável sua cultura, continue assim, fazendo dos teus sentimentos, tua religiosidade amorosa, tuas lições, tuas esperanças como se fosse possivel pluralizar a palavra esperança. Parabens - Gostaria de ser uma moeda do amor para pagar o amor que cultiva por mim, mais quem sabe eu não genhe essa moeda no jogo do amor ai posso simbolizar esse pagamento da troca do meu pelo oteu amor.

    ResponderExcluir
  2. você é um poeta...Mas exagera... apenas escrevo sobre o que sinto e o que vivi e vivo...mas estou precisando muito voltar a sonhar...há tempos não tenho sonhos ....beijos e obrigado pelas lindas palavras...

    ResponderExcluir
  3. Penélope, esse estado de espírito não é apenas bom para ti, não! É, também, bom para quem te lê, é contagiante e eu quero ser contagiada.
    Beijo
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, moça...sabe que estou na fase mesmo de OU ISTO OU AQUILO... ESCREVO AQUI tudo que não converso COM PESSOAS, POIS NÃO...? Mas, infelismente, NÃO SEI COMO AGIR, E DIVIDO COM VCS, TODO AMOR GUARDADO DENTRO DE MIM, MAS SEM SABER O QUE FAZER...BEIJOS, E TENHA UM LINDO DIA.

      Excluir
  4. Ando naquele período da vida em que não sei se as coisas valem a pena ou não, sabe? acho que é uma maré de azar... de coisas que dão errado... espero que isso passe logo... o sei texto me deu uma vontadezinha de continuar e ver se tudo melhora, sabe? obrigada querida :D

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mINHA QUERIDA, PERCEBI QUE VC ESTÁ MEIO QUE SEM CHÃO...E ACREDITE, ISSO É UMA FASE, A VIDA É BONITA SIM E PODE SER LINDA(CLICHÊ DO O BOTICÁRIO), MAS LUTE, O QUE IMPORTA, E TERMOS O DESEJO DE SER FELIZ, SERMOS FELIZES,...A VIDA VALE A PENA...MESMO COM DORES, DIFICULDADES, PROBLEMAS GRAVES...

      Excluir
  5. nossa Penélope realmente maravilhoso o post...um xeru da Rose

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, amada... gentileza sua...beijos e volte sempre...

    ResponderExcluir
  7. Penélope que felicidade !! Sinto em você a alegria desse resultado!!

    Sabe... Já ouviu aquela: "Deus nunca fecha uma porta sem que tenha outra aberta!
    Penso que independente das aflições que temos na vida, sempre há uma saida, e o melhor para encontra-la é ter serenidade!

    Adoro sua espontaneidade!
    Beijos
    Ótimo dia!
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, dece Lucy... o pior é quando se tem DUAS portas abertas e não se sabe o que fazer....mas estou exercitando minha calam e serenidade, chego lá....beijos com carinho....

      Excluir
  8. Hello dear Penelope, cheerful greetings from the Pacific coast of Canada. Thank you very much for your lovely comment, dear lady. I think that you are too hard on yourself sometimes, and am sure you're beautiful inside and out - surely your sweetness alone makes you so.


    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My dear and lovely Jessica ... ~ you and is in fact an artist and stylish ... I love your blog, and here I am, facing the Atlantic coast, in Brazil, I appreciate your coming at the blog, love, friend ... kisses and is very happy. ..

      Excluir
  9. QUE ALEGRIA PENÉLOPEEEEE \O/
    Eu disse a vc pra não se preocupar que não seria nada grave. Mas nunca ninguém me ouve kkkkkk. QUe felicidade saber que estás bem, e com um peso a menos nessa cabecinha né.

    Achei lindo seu post de hoje, sou apaixonada pela Cecília e por seus textos, mas a Clarice Lispector é mais parecida comigo em todos os aspectos rsrs. Minha linda obrigada por dividir suas experiências conosco, tem muita gente precisando de apoio e sei que ao ler seus textos aqui, de certa forma, muitos estão ganhando forças pra enfrentarem a vida.
    As escolhas fazem parte dela né. E uma escolha legal que devemos adotar nessa vida é não sofrer por antecipação.

    Penélope, amei a notícia do dia.
    beijos no coração,
    fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA AMADA... LINDA E DOCE ROBERTA...AGRADEÇO E DENTRO DE MIM, TAMBÉM SABIA QUE NADA SERIA...ESSAS TRAGÉDIAS, ACONTECEM COM PESSOAS BOAS, E EU NÃO SOU NENHUM EXEMPLO DE BONDADE...AMO CLARICE LINSPECTOR..."Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam." IN- A HORA DA ESTRELA....ADORO VC, AGRADEÇO O CARINHO, E TE DIGO... VC É MARAVILHOSA...BEIJOS...

      Excluir
  10. Penélope, todos precisamos sonhar sempre!!! Adorei o texto!! Obrigada pelas palavras carinhosas no blog!!! BJokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINDA E LUXUOSA MERY... ADORO SEU BLOG E MEUS ELOGIOS SÃO O QUE VEJO...VC É UM LUXO, MESMO...ESTOU PRECISANDO VOLTAR A SONHAR...E MUITO.. BEIJOS E TENHA UMA LINDA NOITE...

      Excluir
  11. Toda vez que entro aqui fico mais apaixonada, kkkkkk , Obrigada pela visita. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, LInda Núbia... devemos estar apaixonados sempre...por nós mesmas pela vida, pelo amor, pelo amado...obrigado por ter estado aqui.. beijos....

      Excluir
  12. Oiiii Penélope, que bom sentir sua alegria, sei bem como é esse alívio de ver os exames e constatar que está tudo ok. Eu tbm já tive muuuitas perdas na vida (pessoas e bens), se eu for contar dá um livro, apesar que já contei parte dela no Jornal da Tarde, se quiser ler está nesse link: http://www.luxoseluxos.com.br/2012/02/cancer-de-mama-e-mastectomia.html
    Depois de tantos sofrimentos que tive, sabe o que faço da minha vida? Só presto atenção nas coisas boas, faço tudo que tenho vontade, compro tudo que posso comprar, vivo cada dia como se fosse o último, pois vai que seja mesmo né? rsrs
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA MARAVILHOSA DIVA CELINA...RENASCI, COM ESSES RESULTADOS, MAS NEM TUDO É PERFEITO E NEM AS PESSOAS TODAS DO MUNDO SÃO FELIZES...MINHA ALEGRIA PELO BEM ESTAR FÍSICO, É UMA DÁDIVA...MAS...ESTOU EM UM DILEMA, E ESTOU SOFRENDO MUITO, MUITO MESMO COM ISSO E NÃO SEI O QUE FAZER...GOSTARIA DE FAZER O QUE TENHO VONTADE, "MUITAS VEZES, DEIXO DE FAZER O BEM QUE QUERO E FAÇO O MAL QUE NÃO QUERO(EPÍSTOLA DE SÃO PAULO-BÍBLIA)"E SÓ TENHO O BLOG, PARA EXTRAVASAR ISSO...E NAS RESPOSTAS, ESPERO SOLUÇÕES...POR ISSO PREZO TANTO VCS, QUE VISITAM, DEIXAM COMENTÁRIOS, ESSE BLOG É MEU DIÁRIO, E VCS SÃO MAIS DO QUE SEGUIDORAS OU VISITANTES, SÃO PESSOAS QUE APRENDI A AMAR E ADMIRAR...BEIJOS, E DESCULPE TANTO FALAR...

      Excluir
  13. Respostas
    1. Meu amigo, obrigado por participar, visitar e elogiar meus relatos neste diário...essa sou eu...beijos com carinho...

      Excluir
  14. Então Penelope, sobre o seu comentario no meu blog
    eu li, que tomar capsulas de Colageno, faz muito bem para a pele
    pois deixa a pele do rosto sempre bonita!

    Beijos

    cantodecah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, moça.. é...a gente nessa idade! 4.2 tem que começar a pensar em como não se despencar mais rápido, afinal, envelhecer é lindo, mas temos que envelhecer dignamente sempre nos cuidando....agradeço a dica e a visita...beijos com carinho...

    ResponderExcluir
  16. Oi Penélope!
    Eu disse que viria...e estou aqui!
    Já caminhei pelas suas postagens e vi o quanto voce é talentosa com as letras...escreve muito bem! de uma forma que prende a minha atençaõ...parabéns! estou gostando demais de estar por aqui...com certeza virei mais vezes.
    bjsd
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir